quinta-feira, maio 24, 2012

Professores... Quem são eles????




“Tenho ensinado, no ginásio, por dez anos.

Durante esse tempo, eu lecionei, entre outros, a um assassino, a um evangelista, a um pugilista, a um ladrão e a um imbecil. O assassino era um menino que sentava no lugar da frente e me olhava com seus olhos azuis; o evangelista era o mais  popular da escola, era o líder dos jogos entre os mais velhos;
o pugilista ficava parado perto da janela e, de vez em quando, soltava uma gargalhada
abafada que até fazia tremer os gerâneos; o ladrão era coração alegre, diria
libertino, sempre com uma canção jocosa em seus lábios; o imbecil,
um pequeno animal de olhar macio, dócil, procurando as sombras.
O assassino espera, hoje, a morte numa penitenciária do
Estado; o evangelista está enterrado, há um ano, no
cemitério da Vila; o pugilista perdeu um olho
numa briga,em Hong Kong; o ladrão, na
ponta dos pés, pode ver da prisão,
as janelas do meu quarto;o im-
becil,de olhar macio, bate
com a cabeça na parede
formadade uma cela,
no Asilo Municipal.
Todos eles, um dia, sentaram em minha aula; sentaram
e olharam para mim, gravemente, desde as
suas carteiras escuras e usadas.
Eu devo ter sido uma grande ajuda para esses alunos…
Eu lhes ensinei como e por que se evapora a água,
os nomes das rochas, das plantas e de uma
porçãode coisas que eu próprio
nunca vinem valorizei.
MAS O QUE EU LHES ENSINEI DA VIDA?
Fica a meditação para os educadores, professores e formadores de pessoas através da educação de nosso país!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário